segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pesos e Medidas

 Esta foi a 1ª aula no laboratório, o objetivo era obter os conhecimentos necessários sobre medidas caseiras, técnicas de pesagem e dosagem de ingredientes; noção básica de pesos de matérias-primas comumente utilizadas. Além de observar as influências da densidade no peso dos alimentos; verificar as diferenças entre manipuladores; calcular fator de correção de alguns alimentos.  Pesamos e repesamos extensivamente alguns alimentos e foi necessário dividir o trabalho para que conseguíssemos efetuá-lo no tempo estipulado.




O conhecimento de medidas caseiras é fundamental para o profissional da nutrição. Este conhecimento é útil no âmbito clínico para uso em inquéritos dietéticos e planejamento alimentar e imprescindível para o trabalho em unidade produtora de refeição, pois o uso de medidas caseiras é um artifício da técnica dietética utilizado na elaboração de receitas para padronizá-las garantindo seu sucesso e sua reprodutibilidade. 



A nossa bancada foi responsável por fazer as medidas com o kit de medidas padrão, nos garantindo uma maior precisão, visto que as medidas padrão tendem a ser mais fidedignas. 





Volume em mL:
Utilizando água, medimos a capacidade volumétrica de diferentes utensílios; acrescentamos água até a linha e depois verificamos a quantidade de água em ml na pipeta volumétrica, para fazer a leitura adequada do volume realizamos os procedimentos em superfície plana, fazendo a leitura com os olhos ao nível do menisco e considerando a medida da parte inferior. Desse modo aprendemos a técnica correta de medida de volume e sua influência no preparo das receitas.


Ingredientes Secos:   
Comparamos o peso da farinha de trigo e do amido de milho nivelados e depois sem nivelar. Peneiramos a farinha de trigo, não encontramos nada de anormal na farinha e o amido de milho, que apenas sujou a peneira. Pesamos o recipiente vazio em uma balança de precisão que posteriormente foi tarada, Colocamos cada ingrediente em seus respectivos medidores sem apertar ou acomodar. Nivelamos com uma faca de pão e pesamos cada ingrediente separadamente. Repetimos a medida sem nivelar. Verificamos que há diferença entre as pesagens com e sem nivelamento e as médias destas pesagens também foram diferentes. A pesagem com nivelamento garantiu mais precisão e exatidão. 







Líquidos/Pastosos: Comparamos a diferença entre peso e volume do leite e do óleo vegetal, em três pesagens, estes foram vertidos em proveta e medimos em mililitros, calculamos a diferença. Esses líquidos tem diferença entre o peso o volume decorrente da densidade.
Depois pesamos o peso médio em gramas da margarina vegetal. Os ingredientes pastosos foram pesados em temperatura ambiente; A margarina foi colocada no utensílio onde foi pesada com o auxílio de uma colher, pressionando a cada edição a fim de acomodá-lo e evitar a formação de bolhas de ar. Esses cuidados devem ser observados na medição de ingredientes pastosos como a margarina.  

Diferença entre manipuladores: Observamos a diferença entre as nossas medidas ao pesar a farinha de trigo com o uso do mesmo recipiente, com grande variedade de peso de manipulador para manipulador, comprovando a diferença entre manipuladores medindo o mesmo produto no mesmo recipiente o que pode interferir na receita. Peneiramos a farinha de trigo em um recipiente maior. Cada uma de nos e mais uma colega pesou uma colher de farinha de trigo sem nivelá-la, após tararmos o peso da colher. Então calculamos a média das pesagens.

Fator de Correção
Uma fruta foi pesada antes e após o pré-preparo, verificamos a diferença de peso e posteriormente calculamos o fator de correção. Este fator é essencial para delinear perdas e planejar cardápios. Também verificamos o peso de uma porção, em diferentes medidas como taça copo e prato. Estabelecer porções e conhecer seus pesos em medidas caseiras é relevante no planejamento do cardápio, e na orientação do consumo. 











A salada de fruta foi a única parte comestível da aula e estava uma delicia apesar de devido a pouca verba, não ter uma grande variedade de frutas.


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